3 Passos para gerar mais visitas ao website com o blog

Um blog é uma importante ferramenta para gerar tráfego no website dos hotéis. Contudo, para ser eficiente, a página precisa de desenvolver conteúdos interessantes para os leitores e tornar o processo de leitura o mais fácil possível.

1 – Conhecer a audiência

Os hoteleiros precisam de saber para quem estão a escrever. Se o objetivo é gerar mais visitas ao website, devem focar-se nos viajantes, nos turistas, nos possíveis hóspedes. A partir daí devem construir personas (personagens tipo) e perceber quais os temas que os farão aceder o blog.

Alguns conteúdos que interessam os viajantes são:

  • A zona envolvente do estabelecimento hoteleiro e as atividades que podem realizar;
  • Curiosidades sobre a região de destino;
  • Notícias sobre turismo e viajantes (ex.: as 10 cidades mais bonitas do mundo);
  • Notícias sobre o hotel e campanhas promocionais;
  • Soluções para problemas relacionados com viagens (ex.: como levar uma mala pequena, mas com tudo o que possa fazer falta).

 

2 – Escrever artigos

 

Por vezes é difícil ter assunto para várias publicações por semana ou ainda conseguir com esse assunto escrever um texto satisfatório, seguem assim algumas dicas para conseguir escrever frequentemente:

  • Faça um brainstorming, sozinho ou em equipa, e anote TODAS as ideias que tiver;
  • Escolha um lugar isolado, uma posição confortável e ouça música (se conseguir concentrar-se nesta situação);
  • Mude de local quando for escrever – ajuda a pensar de outra maneira, a ser mais criativo, a não estar tão aborrecido;
  • Agende um horário para a escrita ou apenas crie uma rotina, para que se sinta obrigado a fazê-lo;
  • Pesquise fontes de interesse e coloque-as num local de fácil acesso (pasta no desktop, favoritos, etc.);
  • Em caso de bloqueio, escreva aquilo que sair no momento – depois tenta dar-se a volta para que o texto ganhe forma;
  • Escreva mesmo que tenha apenas uns minutos – isto ajuda a sumarizar ideias e a focar o artigo no essencial.

 

3 – Tornar os artigos visíveis e atrativos

 

Existem uma série de truques que farão os seus artigos serem facilmente encontrados no Google, incentivarão os visitantes a ler e conduzi-los-ão à página do seu negócio.

  • Keywords – palavras importantes para o tema do artigo repetidas 3 ou 4 vezes ao longo do texto tornam o artigo visível no Google quando se procura por essas palavras (não se podem repetir excessivamente sob pena de o Google penalizar em vez de dar visibilidade);
  • Meta-description – uma pequena descrição para aparecer a seguir ao título nos resultados da pesquisa nos motores de busca incentivará o viajante a clicar no artigo (para isso convém ter expressões como “saiba aqui”, “conheça”, “veja aqui”, etc.);
  • Tópicos (tags) – organizam os artigos por tema, sendo mais fácil para os leitores encontrarem a informação que procuram, sem se aborrecerem e desistirem da visita virtual;
  • Título atrativo – títulos em forma de pergunta, a sugerir “Como Fazer” determinada ação, ou anunciando uma lista (como “5 Lugares de Interesse”) despertarão a curiosidade de quem lê (os títulos têm também de ter as keywords escolhidas);
  • Hiperligações e Calls to Action – aqui existe a oportunidade de remeter os visitantes para o website ou para outra informação que os hoteleiros desejam que seja vista e divulgada;
  • Comentários – promover os comentários aos artigos e responder aos mesmos criará uma maior proximidade com o público-alvo e gerará buzz em torno da página e do artigo em questão.

Não tenha receio de criar um blog para o seu hotel nem de escrever para o mesmo. Com o tempo os artigos vão-se aperfeiçoando e o número de seguidores vai crescendo. O importante é publicar frequentemente (mínimo duas vezes por semana), mas publicar conteúdo de qualidade. A estratégia de comunicação tem ainda de ser integrada com as redes sociais, sendo que o grande objetivo é gerar tráfego ao website e converter as visitas em reservas online.

A HotelBuzz consegue ajudá-lo neste campo: não só na escolha e otimização dos conteúdos como na criação da estratégia de comunicação integrada e na sua aplicação. Fale connosco!

Faça aqui o download do nosso Ebook:
Marketing digital e E-commerce para hotéis

Fonte:

http://blog.hubspot.com/marketing/how-to-write-blog-post-every-day-ht

Andreu Robusté via photopin cc

"SUBSCRIBE TO THE BLOG"
Receive an update straight to your inbox every time I publish a new article. Your email address will never be shared
About The Author

Joana Alves

Joana Alves exerce funções de copywriter no HotelBuzz. Licenciou-se em Publicidade e Marketing, vertente Publicidade e gosta de ter ideias como passatempo. Quer fazer da escrita criativa a sua vida, independentemente do formato, daí ir trabalhando no seu blogue: “O Meu Primeiro Nome”. Colaborou no gabinete de comunicação da Associação das Universidades de Língua Portuguesa, produzindo e gerindo conteúdos e fez parte do projecto “Game On” no programa Erasmus, onde colaborou no desenvolvimento de um jogo digital educacional.