4 passos para otimizar as vendas em hotelaria

Negócio fechado! Parabéns! Mas, alto!, esta não é a altura de cruzar os braços e render-se à sua venda, pois existem ainda inúmeras oportunidades de (re) agarrar o seu cliente.

O up-selling é uma estratégia de marketing que tira proveito da relação que construiu com o consumidor para lhe vender os mesmos produtos ou serviços em versões mais avançadas, upgrades ou soluções aperfeiçoadas.

O up-selling em hotelaria permitir-lhe-á:

  • fidelizar os clientes através de contactos frequentes e transações assíduas
  • aumentar as vendas e, consequentemente, o lucro da sua empresa
  • consolidar a posição do seu hotel no mercado hoteleiro
  • descobrir novas potencialidades e dinamizações de produtos e/ou serviços

 

Como promover as vendas em hotelaria?

 

A melhor forma de promover as vendas em hotelaria é fazê-lo sem que o cliente se aperceba que está sob uma estratégia de marketing. Não tome os seus clientes como garantidos! Mime-os com sugestões, com recursos e com conhecimentos para que alarguem os seus horizontes e compreendam que afinal querem saber mais acerca do seu produto/serviço e comprar mais do que lhes tem para oferecer.

 

O email marketing é um excelente meio de up-selling: o cliente já o conhece, confia em si e reconhece o seu nome na caixa de entrada. Uma boa estratégia de email marketing para hotéis requer um conteúdo forte, com qualidade, com títulos atrativos e com um template profissional que prenda a atenção do recetor e lhe inspire confiança. Saiba mais sobre email marketing aqui.

 

1 – Envie uma nota de agradecimento

 

Depois da primeira compra, o cliente terá a hipótese de se afiliar ao seu hotel através de um contacto de email ou da subcrição de uma newsletter, entre mais. Esta é a sua oportunidade de lhe mostrar o quanto se interessa pela sua presença! Envie uma nota de agradecimento onde simplesmente demonstra o devido reconhecimento. Não utilize o agradecimento para tentar vender outro produto! O cliente vai querer manter-se a par das novidades que tem para lhe oferecer se se aperceber do seu cuidado.

 

2- Peça um feedback do produto/serviço

 

Faça valer a opinião do seu hóspede! Questione-o acerca do seu parecer, do que considerou importante melhorar ou do que o que mais o entusiasmou no serviço de que usufruiu. Atente aos testemunhos e aumente a confiança do seu cliente! Clientes satisfeitos considerarão de bom tom a pesquisa de opinião e consumidores desagradados aproveitarão a oportunidade para criticar, mas sentirão e aceitarão a intenção de melhoria da sua parte. Aumentando a credibilidade e assegurando o contacto direto fará com que o cliente queira revisitar o seu estabelecimento hoteleiro ou o seu site, potencializando o intento de compra.

 

3 – Conheça o seu hóspede

 

Esteja atento ao que lhe pede o seu hóspede mais assíduo e reconheça-lhe a devida importância ao dedicar-lhe ofertas exclusivas e pacotes especiais que irão ao encontro dos seus gostos e interesses. Uma técnica eficaz aumentar as vendas em hotelaria passa obrigatoriamente pela conveniência do seu cliente. Reconheça-a!

 

4 – Tenha conteúdo de qualidade e call-to-actions claras e bem posicionadas

 

O corpo do email deverá prender o cliente desde o início. Não descure a qualidade do conteúdo que publica ou envia!

Mantenha call-to-actions claras e destacadas e que direcionem o visitante para o site do seu negócio, para a sua página de Facebook ou para uma promoção especial, encorajando o cliente a relacionar-se com o seu hotel por outras vias para além do email. Saiba mais sobre a importância das call-to-actions aqui.

 

As técnicas de vendas em hotelaria implicam um relacionamento com o cliente e uma constante evocação do seu hotel, dos seus produtos ou dos seus serviços. O reconhecimento da importância do seu hóspede e a informação acerca dos seus gostos e opções de compra permitir-lhe-ão direcionar a venda para cada cliente em específico e potencializar assim o seu negócio hoteleiro.

Faça aqui o download do nosso Ebook:
5 passos para melhorar as suas vendas online

Photo credit: La Melodie via photopin ccFontes:

http://www.businessbee.com/resources/marketing/how-to-use-up-selling-tactics-in-your-email-marketing-campaigns/

http://blog.eloqua.com/upselling-techniques/

http://blog.hubspot.com/blog/tabid/6307/bid/33570/7-Ways-to-Use-Email-Marketing-to-Make-More-Money-After-the-Initial-Sale.aspx

"SUBSCRIBE TO THE BLOG"
Receive an update straight to your inbox every time I publish a new article. Your email address will never be shared
About The Author

Ana Portocarrero

Ao espírito curioso e criativo que tão bem a identifica soma-se um encanto viciante pelas novas tecnologias e pelo efeito arrebatador que podem surtir na sociedade e em cada indivíduo. Com um mestrado em Ciências da Comunicação e dois cursos de escrita criativa, redescobriu-se com um enorme talento na investigação, na informação, na arte e no ofício da escrita por encomenda. A sua colaboração com o HotelBuzz como copywriter permitiu-lhe consolidar conhecimentos sobre o marketing digital para hotéis e sobre as necessidades e características do mercado hoteleiro.