5 dicas para o seu hotel: Como aumentar a rentabilidade

Numa economia em recessão, onde os clientes têm menos dinheiro para gastar em férias de família ou escapadinhas românticas, é importante formular uma estratégia que os leve a decidir-se pelo seu hotel, através de mecanismos de marketing digital, dinamização de sistemas de reserva online mas também contacto face-to-face.

Assim, enumeramos 5 dicas importantes para gerir o seu hotel e melhorar as suas vendas:

 

1. Acrescentar Valor:

Se numa economia menos boa, aumentar ou diminuir o preço dos quartos de hotel, isso retirar-lhe-á apenas valor. Ao fazer uma reserva num hotel, o cliente espera ter aquilo por que paga, ou seja, espera ter benefícios com a sua estadia.

Assim, ao invés de alterar o preço, foque-se nos benefícios que poderá trazer ao seu cliente, criando pacotes especiais em alturas festivas, como, por exemplo, no Dia dos Namorados ou mesmo ao aliar-se a eventos locais, oferecendo um espaço de alojamento aos participantes do evento, promovendo-os online ou em redes sociais em que o seu hotel esteja presente.

 

2. Dinamizar:

Os benefícios mencionados na dica anterior passam pela dinamização do seu hotel, ao aproveitar todos os recursos que o mesmo tem, fazendo com que os seus hóspedes se sintam mais confortáveis durante a estadia.
Determine quais são as motivações do segmento de mercado que mais quer atrair ao seu hotel e aposte nelas. Por exemplo, ao criar um programa de noites mais divertidas e com actividades diversas que incluam, por exemplo, música ao vivo ou danças de salão, os hóspedes poderão desfrutar de uma noite relaxada mas também animada.

A organização de tours é também uma boa estratégia. Associando-se a agências de viagens, os clientes podem reservar a tour, ao mesmo tempo que reservam a viagem, ou podem fazê-lo directamente no hotel, caso não tragam um roteiro preparado para a sua estadia. Isto transmite uma mensagem de dinamismo e polivalência para o hotel, uma vez que, sem sair do espaço, o hóspede pode escolher como planear o seu tempo.

 

3. Manter-se Informado:

Para poder lutar e vencer, tem que conhecer os seus concorrentes e isso só acontece se se mantiver informado e alerta sobre todas as novas tendências de mercado e novas necessidades dos viajantes.
Para isso, poderá sempre contratar empresas que façam pesquisas de mercado sobre consumidores e concorrentes, e que lhe transmitam uma ideia do mercado em que opera mais clara e precisa.

Contudo, é também importante, e menos dispendioso, subscrever a newsletters de sites de novidades hoteleiras, uma ferramenta de marketing digital bastante útil, mas, também é fulcral ouvir os seus clientes e o feedback que estes lhe transmitem.

 

4. O Poder da Internet

É através da Internet que o seu hotel tem a primeira oportunidade de deslumbrar os consumidores sob a forma do seu website. Para que este seja eficaz, tem de ser funcional, mas isso por si só não basta, tem que ser muito mais que isso!

Assim, é importante estar atento à vertente de SEO (melhoria do posicionamento nas pesquisas no Google e principais motores de busca), certificando-se que o seu website utiliza as palavras-chave mais procuradas para que apareça sempre o mais elevado possível nos resultados não pagos (pesquisa orgânica), nos motores de busca. É também importante que seja de fácil navegação e que tenha um design apelativo e agradável, passando ao mesmo tempo os valores do seu hotel.

Um sistema online de reservas integrado no seu site é, também, essencial para que o consumidor faça a reserva no seu hotel e não no da concorrência, uma vez que torna todo o processo mais fácil, rápido e cómodo.

 

5. Gestão de Receitas

A gestão dos lucros é importante para a prosperidade do seu negócio. Assim, é importante pensar e tentar prever, a curto e a longo prazo, a ocupação do seu hotel, quando está a planear o preço por quarto ou outras actividades no seio do hotel, mas também ficar atento aos hotéis na sua área e à sua taxa de ocupação.

Ter alguém especializado na avaliação dos lucros e de onde estes podem advir, é fulcral, principalmente em épocas baixas para o turismo.

Faça aqui o download do nosso Ebook:
5 passos para melhorar as suas vendas online

Fontes:
smallbusiness.chron.com
hotelmarketingcoach.com

"SUBSCRIBE TO THE BLOG"
Receive an update straight to your inbox every time I publish a new article. Your email address will never be shared