6 Dicas para otimizar o email marketing turístico

Poder-se-ia pensar que o email marketing turístico está desatualizado e que as tendências apontam apenas para as redes sociais, mobile websites, blogs e outras preciosas ferramentas de marketing turístico.

Desenganem-se! O email marketing é ainda um instrumento poderoso de enorme sucesso e eficiência!

Será fácil de compreender esta afirmação se pensarmos em quantas vezes abrimos a nossa o nosso email por dia.

Há quem viva no email! Porque não aproveitar essa disposição?

O HotelBuzz mostra-lhe como fazer do email marketing um caso de êxito certo! Saiba mais aqui .

 

Como fazer com que as pessoas abram e leiam o nosso email?

 A principal dificuldade do email marketing é o facto de muitas vezes os emails não serem lidos pelos potenciais clientes. Como resolver este problema?

 

1 – Otimize o “emissor” e o “assunto”

Personalize o nome do emissor: experimente colocar o nome de uma pessoa à frente do nome da empresa (por exemplo, Jorge Cunha, Hotel X). O facto de pensarmos que alguém escreveu o email diretamente para nós e não que fazemos parte de uma longa lista fria de clientes de uma empresa far-nos-á mais facilmente querer ler a mensagem que nos enviam.

Digite assuntos atrativos, sucintos e apelativos. Utilize o humor, fomente a curiosidade, não caia em clichés e tente fugir à sensação de estar a insistir numa venda.

 

2 – Evite o SPAM

Dificilmente o seu email será visto se for parar ao “Lixo” em vez de aparecer na “Caixa de entrada”. Evite o uso de palavras como “dinheiro” ou “grátis” que são reconhecidas e classificadas como SPAM.

Sem se repetir ou ser incomodativo, envie emails regulares e periódicos à sua lista de contactos, para que os seus clientes se habituem a recebê-los.

 

3 – Seja pessoal

A maior regra de um marketing turístico eficiente é a proximidade ao cliente. Num mundo digital onde facilmente se alcança uma quantidade astronómica de pessoas, é importantíssimo que o recetor se sinta especial e não apenas “mais um”. Personalize o email e dirija-o a cada cliente, trate-o pelo nome e seja amigável: “Olá, Ana Carvalho!”.

 

4 – Seja simples e direto!

Não basta convencer os clientes a abrirem o seu email, é preciso que o leiam e que prestem alguma atenção. O tempo não abunda no dia-a-dia das pessoas e um email demasiado longo poderá levantar alguma falta de interesse e fazer com que se desviem do objetivo pretendido. Um marketing turístico eficiente levará a uma ação de reserva através dos seus meios! Não deixe que o cliente se distraia, proporcione assuntos cativantes de uma forma curta e sem rodeios!

 

5 – Redirecione para o seu website

Faça sempre referência ao seu site, às redes sociais onde está ativo, ao seu blog, etc. Tenha links diretos para as páginas onde os seus clientes possam executar uma ação do seu interesse.

Evite falhas na visualização ao colocar links com o texto “Se não visualizar corretamente, clique aqui”.

O objetivo do email marketing é concretizar a reserva – forneça meios fáceis para que isso possa acontecer.

 

6 – Mantenha a lista de contactos atualizada

Uma lista de contactos ativa e atualizada é extremamente importante para que consiga atingir os clientes de interesse. Confirme regularmente se os endereços que detém ainda estão ativos e evite dispersar o seu email a contactos não pertinentes.

 

O email marketing é ainda uma ferramenta de marketing turístico com um enorme potencial de concretização. Tenha em mente as regras básicas que o HotelBuzz lhe proporciona e aproveite-se da rotina diária de quem lê o email logo pela manhã!

Faça aqui o download do nosso Ebook:
Marketing digital e E-commerce para hotéis

Photo credit: karen horton via photopin cc

Fontes:

http://blog.hubspot.com/marketing/get-more-email-opens-video

http://emailmarketing.comm100.com/email-marketing-tutorial/email-marketing-tips.aspx

http://www.forbes.com/sites/mckinsey/2013/11/19/email-marketing-think-inside-the-new-inbox/

"SUBSCRIBE TO THE BLOG"
Receive an update straight to your inbox every time I publish a new article. Your email address will never be shared
About The Author

Ana Portocarrero

Ao espírito curioso e criativo que tão bem a identifica soma-se um encanto viciante pelas novas tecnologias e pelo efeito arrebatador que podem surtir na sociedade e em cada indivíduo. Com um mestrado em Ciências da Comunicação e dois cursos de escrita criativa, redescobriu-se com um enorme talento na investigação, na informação, na arte e no ofício da escrita por encomenda. A sua colaboração com o HotelBuzz como copywriter permitiu-lhe consolidar conhecimentos sobre o marketing digital para hotéis e sobre as necessidades e características do mercado hoteleiro.