Como aumentar as reservas online num website de um hotel

A experiência online que o cliente tem com o seu hotel transforma-se num elemento diferenciador, isto porque, regra geral, a primeira visita ao seu hotel é online.

Os seus potenciais clientes planeiam cada vez mais as férias por si, e assim as plataformas online podem assumir-se como o factor chave para a escolha.

Para que tal aconteça, e para se destacar em relação aos seus concorrentes, há que investir na promoção do seu hotel e assim gerar tráfego para o seu website. A questão principal: Como aumentar as reservas online no website do meu hotel?

 

O conteúdo importa?

A imagem que passa aos clientes no primeiro clique para aceder o seu website tem de causar impacto. O que se pretende é que esse impacto seja o mais positivo possível. Desta forma, a qualidade tem de estar presente em todo o conteúdo do seu website, cobrindo todos os detalhes: desde o tamanho da letra, passando pela disposição das imagens, pela linguagem e pelos botões de navegação.

Deve ainda primar pela originalidade, não sendo “apenas mais um website” no mundo hoteleiro. Aposte num design atractivo mas não demasiado complexo, simples de navegar, útil, actual e de fácil compreensão para o utilizador, proporcionando-lhe uma boa experiência mesmo antes de chegar ao hotel.

Crie uma relação de proximidade entre o cliente e o hotel, seduzindo e envolvendo o cliente e fazendo com que ele queira estar no seu hotel.

Faça-o sentir que não vai encontrar a informação que ele necessita noutro website, com a mesma qualidade.

Lembre-se que o principal objectivo é transformar o tráfego do seu website em reservas!

 

Redes Sociais

Veja as redes sociais como ferramentas úteis para a promoção do seu hotel e não como uma “carga de trabalhos”. Hoje em dia, as redes sociais têm cada vez mais impacto no dia-a-dia e deve tirar partido disso.

Crie páginas nas redes sociais mais indicadas ao seu negócio e utilize-as como veículo de informação para potenciais clientes de eventuais promoções ou ofertas especiais que estejam a decorrer no seu hotel, direcionando-os para seu website.

Inclua ainda um sistema de reservas (booking engine) na página da rede social do hotel, facilitando e promovendo ainda mais a que as reservas online sejam efectuadas no seu hotel.

Fale com empresas, lojas ou outros estabelecimentos que se situem relativamente perto e promova parcerias, de modo a também estar presente nas suas redes sociais, disponibilizando informação relevante e actual sobre o seu hotel.  Acima de tudo, faça-se ver e ouvir!

 

Blog

Promova o seu hotel através de um blog. Este pode ser do seu hotel ou de pessoas influentes na área, que levem os clientes a interessarem-se pelo seu hotel. Mostre que está presente!

 

Optimização para Motores de Busca – SEO

Outro dos aspectos mais importantes a ter em consideração é a posição que ocupa nos principais motores de pesquisa de informação online. Só ocupando uma posição de topo conseguirá gerar um maior número de visitas ao website do seu hotel, e, dessa forma, convertê-las em reservas.

Escolha as palavras-chave que melhor se adaptam e definem o seu hotel, e que sejam também as mais procuradas, ou seja, que não sejam demasiado complexas, pois assim mais dificilmente serão utilizadas como pesquisa.

O truque para estar no topo da lista de procura? Uma boa gestão de SEO.

 

Feedback aos clientes (Reputação Online)

Está provado que um hotel que responda aos seus clientes num curto espaço de tempo fideliza mais clientes e obtém uma melhor reputação, garantindo mais clientes.

Através dos comentários e opiniões dos clientes é possível monitorizar e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos e assim transformar visitantes do website em visitantes do seu hotel.

Os clientes gostam de sentir que se preocupam com as suas necessidades e que o hotel trabalha e esforça-se para as satisfazer. Assim, é mais provável que esses mesmos clientes recomendem o hotel a outros, sendo mais um elo de confiança e credibilidade do seu hotel que se gera, atraindo mais clientes e, consequentemente, aumento as receitas.

Segundo um estudo efectuado pela Forrester Consulting, mais de 80% dos clientes consideram as críticas (positivas e negativas) feitas sobre os hotéis como um ponto fulcral para a decisão final da escolha do hotel.

Peça aos seus clientes que deixem um comentário acerca da estadia no hotel no seu website, mostrando aos outros hóspedes as vantagens de ficar alojado no seu hotel.

 

Imagens e Vídeos

Uma imagem vale mais que mil palavras e, por isso, certifique-se que as fotografias que apresenta são cuidadas e mostram o que de melhor há no hotel, sem que sejam consideradas “publicidade enganosa”, para não criar expectativas diferentes do que a realidade.

Antes de o cliente fazer uma reserva, irá sempre procurar imagens do hotel. Como tal, associe palavras-chave ou descrições às fotografias, direccionando o tráfego para o seu website.

Da mesma forma, partilhe vídeos do seu hotel que ofereçam uma verdadeira experiência visual ao cliente. Faça-o “sentir-se no seu hotel” por momentos, e deslumbre-o com as ofertas que o seu hotel lhe poderá proporcionar.

 

Promoções

Através do seu website pode criar promoções e oferecer produtos exclusivos que o cliente não vai encontrar nos canais de venda online.

Normalmente, ainda que os clientes encontrem o seu hotel através de um canal de vendas, eles tendem sempre a visitar o seu website para averiguar se existem preços mais competitivos ou se existe mesmo alguma promoção.

Aproveite e convença o cliente a reservar directamente no seu website!

 

Benefícios

Ofereça sempre a possibilidade de cancelamento e/ou reembolso da reserva, mediante as condições que deseje estipular.

Os imprevistos acontecem e deve mostrar ao cliente que está ciente disso e que não o quer prejudicar por tal acontecer. Deve demonstrar que, para o seu hotel, o cliente é o mais importante, mostrando-se compreensivo ao oferecer estes benefícios.

 

Idiomas

Disponibilize vários idiomas para tradução do seu website, como o inglês, francês, alemão, espanhol ou italiano. Lembre-se que o seu hotel não é exclusivamente para o público nacional. Aponte, para ir além-fronteiras, e atraia clientes de todo o mundo. Os variados idiomas tornam o seu website internacional, para além de mais funcional e, ao mesmo tempo, acolhedor.

 

Promover a cidade

Para além de conseguir atrair clientes para o seu hotel, poderá também dar-lhe a conhecer a cidade onde ficará hospedado. Ilustrativamente, descreva no seu website os pontos de atracção, os restaurantes ou mesmo as actividades a decorrer nessa semana. Assim, através de palavras-chave que poderão aparecer nos motores de busca aquando da pesquisa destes elementos, os clientes são direccionados para o seu website. O conteúdo mais actual é normalmente referenciado em primeiro lugar nos motores de busca, por isso procure manter a informação actualizada.

Mostre mais do que preços, pacotes ou serviços oferecidos. Aumente a curiosidade no seu cliente e, desta forma, ele irá sentir-se tentado a visitar a cidade e ficar no seu hotel.

Faça aqui o download do nosso Ebook:
5 passos para melhorar as suas vendas online

Fontes:

wikihow.com

hotelbuzz.pt/blog/

hotel-internet-marketing.com

hotelmarketing.com

"SUBSCRIBE TO THE BLOG"
Receive an update straight to your inbox every time I publish a new article. Your email address will never be shared