Como aumentar o número de fãs no Facebook do seu hotel?

Já aqui temos falado sobre a importância do Facebook como ferramenta de marketing digital para a hotelaria.

É importante para aumentar o número de visitas ao website, bem como o número de reservas diretas, para fomentar a interação e a proximidade com os clientes, para ajudar a fidelização e por aí adiante… assim, quanto maior o número de fãs da página do seu hotel, mais benefícios, certo?

O que é um fã?

O fã de uma página é aquele utilizador da rede que nela coloca um “Gosto” (ou, universalmente, um “Like”).

É diferente de um “Amigo”: os amigos são adicionados nos perfis do Facebook (como a página pessoal de cada pessoa); as marcas e as empresas devem ter uma página e não um perfil, porque para além de ser mais facilmente encontrada e de ter um conjunto de ferramentas que auxiliam a sua gestão, não tem um número limite de fãs.

Quais as vantagens dos fãs?

Para os utilizadores da rede, ser fã de várias páginas permite ter fácil acesso ao conteúdo que publicam, seja concursos, promoções, novidades ou apenas informação que considerem relevante.

ATENÇÃO: Publicar conteúdo desinteressante serve apenas para eles se aborrecerem e deixarem de seguir a página.

Ninguém quer o seu feed de notícias (separador onde vai aparecendo o conteúdo partilhado nas páginas de que se é fã) entupido com informação que não interessa e que cria ruído no contacto com páginas de que realmente se gosta.

Para as marcas e, neste caso, os hotéis, algumas das vantagens de ter gostos no Facebook são:

  • Conseguir com que os conteúdos publicados cheguem ao público-alvo;

  • Aumentar a notoriedade (brand awareness);

  • Construir um caminho para serem o primeiro nome de que os consumidores se lembram quando pensam num determinado tipo de alojamento, num determinado local, etc. (top of mind);

  • Gerar interação;

  • Obter feedback;

  • Facilitar aos clientes a partilha de informação sobre o hotel ou a área circundante;

  • Tornar mais fácil a fidelização (através de ferramentas como pacotes especiais, informações privilegiadas, sistemas de pontos online e tudo o que possa fazer o cliente sentir-se especial e com vontade de voltar).

Como aumentar o número de fãs da sua página?

Existem algumas estratégias que pode adotar para conseguir aumentar o número de “gostos” na página do seu hotel. Eis algumas:

  • Concursos / sorteios: é um estímulo forte e com efeitos imediatos (as pessoas não se importam de colocar um “gosto” se isso representar ter algum benefício);
  • Campanhas de “caça ao like”: no website, no twitter, no instagram, no linkedin ou no blog remeta para a página do Facebook, explicando os benefícios que ao se tornarem seguidores vão ter; divulgue também dentro do seu hotel, nos cartões-de-visita e em outros suportes de comunicação offline com uma aproximação do género: “Já conhece a nossa página no Facebook? Faça Like e acompanhe-nos de perto!”
  • Conteúdo interessante: se os seguidores reconhecerem valor em estarem “vinculados” à página, provavelmente comentarão com os amigos, promoverão mais gostos e partilharão conteúdo, o que levará os seus “amigos” a visitarem a página e a fazerem “Like”, se gostarem do que veem.

No entanto, nenhuma destas estratégias de angariar seguidores funciona, se não existir uma estratégia coesa de comunicação na rede: do mesmo modo que é fácil para um utilizador clicar “gosto”, é fácil clicar “não gosto”.

Para que não haja desistências por parte dos seguidores, a página, para além de ter conteúdo interessante, tem de se manter atualizada e ter publicações regulares, caso contrário não existe nenhuma vantagem para os utilizadores continuarem a segui-la.

Segundo as estatísticas, algumas das páginas de marcas com mais fãs em Portugal são a Meo, a TMN, a Vodafone Portugal, a Worten e a Nike Football Portugal.

E por falar nisto, já é nosso fã? Na nossa página poderá encontrar várias vezes por dia publicações sobre hotelaria, viagens, marketing, tendências e muitas outras áreas que o poderão ajudar a gerir a comunicação do seu estabelecimento hoteleiro. Visite-a aqui!

Saiba também para que fim utilizam os turistas as redes sociais, aqui.

Faça aqui o download do nosso Ebook:
As melhores práticas para hotéis no Facebook

Fontes:

https://facestore.pt/estatisticas-facebook.php

http://www.socialbakers.com/facebook-statistics/portugal

http://www.seohoje.com/blog/as-10-paginas-portuguesas-com-mais-fas-no-facebook/

Photo credit: Lotus Carroll via photopin cc


"SUBSCRIBE TO THE BLOG"
Receive an update straight to your inbox every time I publish a new article. Your email address will never be shared
About The Author

Joana Alves

Joana Alves exerce funções de copywriter no HotelBuzz. Licenciou-se em Publicidade e Marketing, vertente Publicidade e gosta de ter ideias como passatempo. Quer fazer da escrita criativa a sua vida, independentemente do formato, daí ir trabalhando no seu blogue: “O Meu Primeiro Nome”. Colaborou no gabinete de comunicação da Associação das Universidades de Língua Portuguesa, produzindo e gerindo conteúdos e fez parte do projecto “Game On” no programa Erasmus, onde colaborou no desenvolvimento de um jogo digital educacional.