Como fazer uma boa gestão das redes sociais para hotéis

A presença nas redes sociais é, cada vez mais, obrigatória para os hotéis. Oferece muitas vantagens e oportunidades, mas se for mal gerida pode destruir uma reputação em 5 minutos. Faça uma gestão profissional das redes sociais do seu hotel!

Por mais que se pense que as redes sociais são essencialmente um meio de socialização entre os mais jovens, a verdade é que atualmente são também fundamentais para marcas, negócios e empresas e isto engloba, claro, empresas turísticas e hotéis.

A Chief Marketer fez um estudo em 2012 direcionado a gestores de marketing, com o objetivo de perceber o impacto que as redes sociais terão nos investimentos de marketing das empresas no top 500 da Fortune.

Para 36% dos gestores o investimento em redes sociais manteve-se e para 45% aumentou. Efetivamente as previsões são de crescimento, prevê-se que o investimento de marketing destacado para as redes sociais será de 10,1% em 2013 e de 17,5% nos 5 anos seguintes.

Na perspetiva hoteleira, as redes sociais apresentam uma oportunidade, não só como plataforma para distribuir informação e de fazer reservas, mas também para criar relações mais próximas, mais pessoais e de confiança, entre hotéis e clientes.

Ao mesmo tempo, o diálogo que é criado permite aos utilizadores darem opiniões contribuindo para a reputação dos hotéis e permitindo aos mesmos perceberem quais os seus pontos mais positivos e onde poderão melhorar.

No entanto e apesar da maioria dos hoteleiros já terem compreendido a necessidade de direcionar esforços para a área das redes sociais, grande parte deles fazem-no sem nenhuma estratégia ou objetivo bem definido.

Assim como não sabem como escolher a ou as redes sociais onde devem estar presentes, pois cada uma delas tem o seu estilo, o seu modo de operar, as suas limitações e o seu público específico.

Isso pode revelar-se um erro fatal, citando Warren Buffet “It takes 20 years to build a reputation and five minutes to ruin it.”

É portanto, determinante, que as empresas, independentemente da área de negócio a que pertençam (setor hoteleiro inclusive), tenham uma estratégia e objetivos definidos.

A estratégia e objectivos tanto podem ser comerciais, marketing, vendas, relacionamento, responsabilidade social, sustentabilidade, fortalecimento de marca ou outros. E saibam escolher as redes sociais que mais se adequam às características do seu negócio e do público-alvo, assim como que conteúdo “fabricar” e publicar para cativar os seus clientes.

É importante perceberem que tem que haver um cuidado permanente sobre as páginas das redes sociais, uma atualização constante, uma frequência de postagens, pois o contrário poderá provocar uma ideia negativa sobre a empresa/hotel.
Já pensaram como fazer que as pessoas gostem da sua página? Já pensarem se quer, como é que as pessoas chegarão à sua página?

Para solucionar todas essas dúvidas e problemas nada melhor do que ter a ajuda de uma agência especializada em fazer a gestão de redes sociais para hotéis de forma profissional, que saiba onde, como e quando atuar, uma agência que realmente melhore a sua reputação digital. Porque, nos dias que correm, o digital é a primeira porta de entrada no seu hotel.

Faça aqui o download do nosso Ebook:
As melhores práticas para hotéis no Facebook
Fontes:

tek.sapo.pt

tudosobremktdigital.com

marketingtechnews.net

"SUBSCRIBE TO THE BLOG"
Receive an update straight to your inbox every time I publish a new article. Your email address will never be shared