Qual o Impacto das redes sociais na imagem do seu hotel?

O impacto que as redes sociais podem ter na imagem de um hotel e, consequentemente, no seu número de reservas, não é surpresa. Para além das potencialidades que têm por si só, são uma ferramenta importante para aumentar o número de visitas aos websites.

Nos dias de hoje, grande parte da informação a que temos acesso circula através das redes sociais. Para além disso, grande parte da comunicação interpessoal existe dentro deste contexto, o que fez com que houvesse uma alteração na maneira como as pessoas recebem e tratam a informação e na maneira como muitas vezes se relacionam. Provavelmente, o leitor acabou por encontrar este texto porque o viu partilhado numa rede social, ou estarei enganada?

1 – As redes sociais podem dar a conhecer

Se o seu estabelecimento hoteleiro estiver no Facebook, no Twitter, no Pinterest, no Instagram, no Google + e até no Youtube, maiores serão as possibilidades de aparecer no ecrã dos viajantes. Muitas vezes, as pessoas não procuram um estabelecimento hoteleiro em específico; mas como procuram hotéis ou simplesmente se interessam por conteúdos relacionados com viagens, vão clicando em páginas que fizeram certas partilhas, em links relacionados, em autores de certos comentários, até chegarem às páginas do seu estabelecimento.

 

2 – Podem aproximar os viajantes

Conteúdo interessante – artigos, fotos, vídeos e tudo o que possa interessar aos seguidores das suas páginas deve ser partilhado. Os clientes sentirão assim uma conexão com o hotel e sentir-se-ão motivados a manter contacto com o mesmo, via web. É vantajoso tirar fotos ao que vai acontecendo no seu empreendimento, é bom partilhar vídeos com que as pessoas se identifiquem e é fundamental mostrar a zona envolvente do hotel e ser um embaixador do seu país.

Interação – promover comentários às publicações criadas por si, e incentivar as publicações feitas pelos fãs das páginas nas mesmas, fá-los-á sentirem-se parte da marca, sentirem-se importantes para os hotéis. Para isso, é também necessário responder aos seus comentários, dúvidas e reclamações, demonstrando sempre prontidão para ajudar, preocupação e transparência. Pode ainda ser-se muito criativo ao nível de concursos e outras formas de surpreender os seguidores, que os farão muito mais felizes com o seu hotel, e ainda identificar parceiros, colaboradores e outras entidades envolvidas nas atividades do seu estabelecimento nas publicações, para assim gerar mais buzz.

Avaliação favorável – a hotelaria consegue promover uma melhor imagem, colocando fotos das suas instalações, notícias sobre os eventos que realiza, ofertas de valor acrescentado (como visitas guiadas, festas temáticas, um presente surpresa, etc.). Contudo é crucial existir uma linguagem clara que transmita confiança e coesão entre todas as ferramentas que o estabelecimento hoteleiro usa para comunicar com os seus clientes.

O objetivo da comunicação nas redes sociais é divulgar o seu negócio hoteleiro e cuidar da confiança que os seus clientes já depositam nele. Assim, o grande segredo é apostar na qualidade dos serviços, bem como na clareza e transparência da informação. Ninguém gosta de se sentir enganado, muito menos quando tem expetativas elevadas acerca de uma experiência única, que é uma viagem.

Por outro lado, se os seus clientes ou potenciais clientes são seguidores das suas páginas, querem que isso lhe traga alguma vantagem. Portanto, para além de poder promover ofertas especiais para eles, não lhes pode dar razões para deixarem de ser seguidores. Existe uma regra para o Facebook, por exemplo, que se traduz em 20/80: a publicidade a produtos específicos de uma marca não deve ser superior a 20% das publicações feitas. Na hotelaria, em particular, a expressão “clientes satisfeitos são os melhores marketeers” faz todo o sentido, e com esta dinâmica de troca de informação em rede, a boa (ou má) fama dos hotéis é espalhada em tempo recorde.

Todas estas dicas, quando executadas no contexto de uma eficaz estratégia de comunicação, podem fazer realmente a diferença e garantir mais reservas no seu estabelecimento. Fale connosco e peça um diagnóstico grátis da sua presença online. Identificaremos os seus pontos fortes, as suas oportunidades e aquilo em que pode melhorar!

Faça aqui o download do nosso Ebook:
Marketing digital e E-commerce para hotéis

kamshots via photopin cc

"SUBSCRIBE TO THE BLOG"
Receive an update straight to your inbox every time I publish a new article. Your email address will never be shared
About The Author

Joana Alves

Joana Alves exerce funções de copywriter no HotelBuzz. Licenciou-se em Publicidade e Marketing, vertente Publicidade e gosta de ter ideias como passatempo. Quer fazer da escrita criativa a sua vida, independentemente do formato, daí ir trabalhando no seu blogue: “O Meu Primeiro Nome”. Colaborou no gabinete de comunicação da Associação das Universidades de Língua Portuguesa, produzindo e gerindo conteúdos e fez parte do projecto “Game On” no programa Erasmus, onde colaborou no desenvolvimento de um jogo digital educacional.