Como reduzir as comissões dos canais de reservas online

É sabido que um sistema de reservas eficiente é uma das ferramentas mais importantes no negócio da hotelaria.

Hoje em dia, os hotéis utilizam uma enorme variedade de canais para receber as reservas, como sites especializados de reservas online ou agências de viagens online (OTAOnline Travel Agency), como o são as conhecidas Expedia.com ou Booking.com. Contudo, as comissões que estas agências reclamam são bastante elevadas e representam uma fatia considerável do orçamento do hotel.

Felizmente existem algumas formas de reduzir os custos de comissões pagas a agências de viagem online. Saiba como receber mais reservas diretas e reduzir os custos de comissões.

Aumente as reservas diretas no seu website

É do conhecimento geral que as reservas online são maioritariamente realizadas através de canais de reservas online. Mais ainda, as OTA’s adquiriram um posicionamento no mercado de tal modo elevado que são dos elementos mais fortes no negócio da hotelaria.

As altas taxas de comissão, as complicadas políticas de cancelamento e outras questões afins levam a que cada vez mais os hotéis procurem canais de distribuição alternativos. Neste contexto, e para ultrapassar estas dificuldades, o website de um hotel deverá tornar-se na primeira opção para efetuar a reserva online.

Tudo o que precisa é de instalar um motor de reserva no seu website e imediatamente terá disponível uma ferramenta profissional de reservas que tem, pelo menos, duas vantagens chave sobre as OTA’s:

1-      O custo mensal exigido pelo fornecedor do sistema de reserva é menor do que a que reclamam as OTA’s.

2-      Os clientes que efetuam a reserva diretamente no website do hotel tornam-se mais fiéis ao hotel.

Para saber como aumentar as reservas diretas do seu website, clique aqui.

 

Promova ofertas especiais no seu website

Apesar de ter que continuar a utilizar as agências de viagem online OTA, premeie aqueles que fazem a reserva diretamente no seu website.

Ofereça promoções e descontos a quem o seguir no Facebook ou no Twitter ou a quem efetue uma reserva atempada. Deste modo, conseguirá aumentar o tráfego do seu website e promover a fidelidade dos clientes.

Mais, criar ofertas especiais exclusivamente disponíveis no seu website aumentará o número de reservas diretas. Os clientes que quiserem usufruir das ofertas especiais terão, assim, de realizar a reserva diretamente no website e não numa OTA.

 

Crie um responsive mobile website

Nos dias de hoje, poucos serão os que não utilizam um smartphone – todos queremos executar tarefas em movimento e naquele minuto, o que faz com que seja essencial a adaptação do seu website aos telemóveis.

Segundo o Google, a melhor estratégia para o mobile será um responsive website, ou seja, que é automaticamente adaptável a qualquer ecrã, de qualquer tamanho. Deste modo, o cliente poderá efetuar a sua reserva a todo o momento a partir de qualquer dispositivo com ligação à Internet.

 

Seja ativo nas redes sociais

As redes sociais são uma ferramenta que, se bem utilizada, poderá conduzir o seu negócio hoteleiro ao sucesso.

O Facebook é o instrumento ideal para isso: permiti-lo-á fidelizar a clientela ao oferecer pacotes especiais exclusivos, ao publicar notícias e informações relevantes e ao dirigir o tráfego para o seu website. E por falar nisso… os seguidores da página oficial do Facebook do Hotelbuzz beneficiam de atualizações diárias sobre hotelaria, hospitalidade e marketing digital. Siga-nos!

 

Resumindo, é possível reduzir os custos de comissão pagas a canais de reservas online aumentando o número de reservas diretas efetuadas no seu website. Para tal, será necessário um sistema de reservas moderno, simples e acessível, uma versão mobile do seu website e ofertas especiais e exclusivas disponíveis apenas na página do Facebook ou no próprio website.

 

Da teoria à prática

Estas são as dicas básicas para o seu hotel reduzir os custos com comissões a OTA’s. Será uma boa ideia incluir estes procedimentos no seu plano de marketing.

Agora deverá pensar: como pôr em prática estas ideias? Não se preocupe! O Hotelbuzz está ao seu dispor com uma estratégia infalível desenvolvida em apenas 3 passos:

 

1-      Ganhe visibilidade online

Aumente o tráfego do seu website: não é possível vender aquilo que ninguém vê!

2-      Converta o tráfego em vendas ou reservas

Crie um responsive mobile website que seja acessível e de fácil navegação e que consagre ofertas especiais com o uso de calls-to-actions e landing pages.

3-      Tenha clientes satisfeitos

Seja ativo nas respostas no Tripadvisor e outros canais relacionados; tenha em atenção os comentários dos clientes acerca do seu hotel e retire algumas conclusões, de forma a adaptar a sua estratégia de negócio ao que daí assimila.

Poderá encontrar informações detalhadas sobre de cada passo do processo na home page do nosso site . O Hotelbuzz ajudá-lo-á a desenvolver a melhor estratégia de marketing online para atingir resultados visíveis!

Faça aqui o download do nosso Ebook:
5 passos para melhorar as suas vendas online

Fontes:

http://otelier-restorator.com/ru/news/227-2013-12-11-04-29-12.html

http://searchenginewatch.com/article/2253965/3-Reasons-Why-Responsive-Web-Design-is-the-Best-Option-For-Your-Mobile-SEO-Strategy

Photo credit: VinothCha ndar via photopincc

"SUBSCRIBE TO THE BLOG"
Receive an update straight to your inbox every time I publish a new article. Your email address will never be shared
About The Author

Ana Portocarrero

Ao espírito curioso e criativo que tão bem a identifica soma-se um encanto viciante pelas novas tecnologias e pelo efeito arrebatador que podem surtir na sociedade e em cada indivíduo. Com um mestrado em Ciências da Comunicação e dois cursos de escrita criativa, redescobriu-se com um enorme talento na investigação, na informação, na arte e no ofício da escrita por encomenda. A sua colaboração com o HotelBuzz como copywriter permitiu-lhe consolidar conhecimentos sobre o marketing digital para hotéis e sobre as necessidades e características do mercado hoteleiro.