Email marketing para hotéis – 10 dicas

O email marketing assume hoje um papel crucial para o desenvolvimento da sua empresa.

Se há cada vez mais utilizadores da Internet, então porque não jogar com isso a seu favor?

De seguida apresentam-se diversas estratégias para potenciar o email marketing. Se antes tinha dúvidas e optava por não usufruir desta ferramenta por não saber como funcionava, agora não há razão para o fazer.

Sem necessitar de grandes orçamentos, aproveite para investir no marketing da sua empresa, chegando a um maior número de clientes, fidelize-os e torne-os seus!

 

Curto, Simples, Directo

Relativamente ao formato genérico do email marketing, há que certificar-se que o mesmo é curto. Actualmente as pessoas não perdem tempo a ler emails demasiado longos, já que provocam uma súbita perda de interesse.

A simplicidade é igualmente importante no seu email, pois fará com que todos os seus contactos o percebam. Complexidade, apenas criará barreiras na interpretação e pouca clarividência com o pretendido.

 

Email Teste

Antes de enviar o seu email para outras empresas, deve assegurar-se que a sua versão final está operacional e sem qualquer defeito.

Para tal, programe o envio do email em questão para duas ou três pessoas que estejam (ou não) envolvidas no desenvolvimento do mesmo e peça-lhes que, ao receberem o e-mail, verifiquem se está tudo preparado para ser enviado formalmente.

Confira o tipo de letra, se há erros ortográficos ou mesmo se os links funcionam correctamente. Desta forma, tem a ideia de como o email vai ser enviado e o seu aspecto para quem o vai receber. Depois do controlo final, está pronto a enviar.

 

Anti-Spam

Para fazer chegar o seu email aos seus subscritores, tem de contornar a inevitável classificação de certas mensagens como SPAM. Caso isso aconteça, a sua mensagem dificilmente será lida e o esforço em atingir aquele cliente foi em vão.

Para que tal não aconteça, tente programar um envio periódico, para que os seus clientes se habituem a receber os seus emails, e, de certa forma, fidelizar a leitura do conteúdo da mensagem.

No entanto, evite ser demasiado repetitivo no envio dos emails ou não o faça num período demasiado curto, já que assim poderá ser considerado SPAM.

 

Redireccionamento para o website da empresa

O objectivo do email marketing é converter todos os cliques em vendas. Pretende-se que dê a conhecer determinados produtos ao seu cliente para que o faça sentir-se interessado em usufruir dos seus serviços.

Assim, em todos os emails que enviar para as empresas, certifique-se que faz sempre referência ao seu website, página da rede social ou mesmo ao blog. Desta forma, para além de conhecer esse determinado produto, pode-se informar acerca de outras soluções existentes, que até eventualmente desconhecia.

É também importante considerar a hipótese de que alguns clientes poderão não visualizar o conteúdo do seu email correctamente. Se tal acontecer, esteja prevenido e ofereça a possibilidade de um link que indique o texto «se não visualizar correctamente esta página, clique aqui», remetendo para o seu website, onde poderá ter acesso ao conteúdo do email.

 

Lista de contactos actualizada

Considere rever a sua lista de contactos esporadicamente para que esta esteja sempre actualizada. Certifique-se que os contactos que possui são relativos ao seu target ou ligados a ele. Não disperse a sua base de dados para contactos que não se revelem pertinentes, diminuindo o ênfase da sua campanha de email marketing.

 

Palavras fortes

O envio de um email pretende captar a atenção do seu destinatário; pretende atingi-lo; pretende suscitar interesse. Através do uso correcto de palavras emocionais e sensitivas, a probabilidade de aumentar o seu poder de persuasão é elevado.

Palavras como imagine, novográtis ou um sentimento, são bastante eficazes na atenção captada. Privilegie o seu uso.

 

Focar os benefícios

Em vez de descrições gerais sobre o produto a apresentar, prefira focar os benefícios do produto. Do lado do cliente, a possibilidade de este reconhecer ganhos e benefícios no usufruto do produto apresentado, fará com que o interesse pelo produto seja real. O cliente quer novas soluções, e apenas realçando os benefícios tal se torna possível.

Como vantagem extra, o destaque dos benefícios omitirá eventuais desvantagens associadas ao produto.

 

Proximidade

Ao escrever o email, tenha em atenção à forma como se dirige ao destinatário. Não crie barreiras que o distanciem do seu cliente. Pelo contrário, tente criar uma certa cumplicidade na mensagem que transmite para que o cliente tenha uma ideia de exclusividade. Ou seja, faça com que o cliente sinta que apenas se está a dirigir a ele, mesmo que ele saiba que isso não é verdade.

Um exemplo disso são as saudações. Crie um mecanismo que permita tratar o cliente pelo nome e apelido, dizendo “Olá Maria Santos”. Assim o cliente sabe que o e-mail “é só enviado para ele”, pois é personalizado.

 

Perguntas

Colocar questões ao longo da mensagem pode ser visto como um incentivo ao cliente, para continuar a ler o email. Funcionam como uma espécie de convite, desafio ou sugestão, o que faz com que o cliente se mantenha interessado e queira saber mais sobre a sua empresa e o que oferece.

 

Adequar o email ao perfil da empresa

Do lado de quem transmite a mensagem, há que ter em atenção a relação formato do email/perfil da empresa. Ou seja, uma empresa deve enviar emails que sejam fiéis à imagem da própria.

Desde a linguagem utilizada até ao design do email (estendendo-se este tópico por diversos outros exemplos), deve haver coerência com o perfil da empresa.

Faça aqui o download do nosso Ebook:
5 passos para melhorar as suas vendas online

Fontes:

copyblogger.com

blue-advertising.pt

emailmarketing.comm100.com

forbes.com

"SUBSCRIBE TO THE BLOG"
Receive an update straight to your inbox every time I publish a new article. Your email address will never be shared