Estará a hotelaria a perder reservas via mobile?

Saiba como tirar partido do mobile para aumentar as reservas online no seu website.

Bem-vindo à era digital! Se ainda ninguém o tinha feito, nós apresentamos-lhe o tempo em que a comunicação é mais virtual do que real, em que o acesso à informação é instantâneo, e em que as novas tecnologias andam no bolso das calças.

Para os profissionais de hotelaria, e tendo em conta este quadro, importa saber que:

  • Os viajantes estão sempre online (nos computadores, nos tablets e nos smarphones);
  • Os viajantes querem interagir e aproximar-se das marcas (nomeadamente da indústria hoteleira);
  • Os viajantes querem processos simples e rápidos (de que são exemplo as reservas de estadia);

 

Sabia que os canais de reservas online estão adaptados ao mobile? E porque não deveria estar o seu hotel também?

 

4._reservas_online

Ignorar 25% das reservas não faz parte das boas práticas Hoteleiras: Permita que os seus clientes reservem através dos dispositivos móveis.

As estatísticas evidenciam o aumento da consulta de páginas relacionadas com viagens e, consequentemente, de reservas online via mobile :

  • Em maio de 2013, foram realizadas 2,5 milhões de pesquisas acerca de hotéis no Google.co.uk;
  • 522 115 Delas foram efetuadas através de dispositivos móveis;
  • As reservas de quarto ou casa feitas a partir do smartphone são já 25% (número que aumenta para 27% no caso dos tablets).

 

Como adaptar o website do seu hotel ao mobile?

E, nesta altura, os profissionais de hotelaria podem escolher entre dois tipos de websites adaptados aos dispositivos móveis:

Mobile responsive website– um website comum cuja visualização é também possível nos dispositivos móveis;

Mobile optimized website – um website desenvolvido especialmente para os dispositivos móveis, embora também possa ser acedido num computador.

 

Comparemos as vantagens de cada um:

Mobile responsive website:

  • É mais eficiente em termos de SEO (a Google penaliza os mobile optimized websites por terem 2 endereços diferentes com conteúdos iguais);
  • É mais fácil de manter e gerir apenas um website do que dois;
  • É facilmente adaptável aos diversos écrãs (chega a mais clientes);
  • Se ainda não criou um website, é mais económico construir um mobile responsive, porque só terá as despesas de um único website.

Mobile Optimazed Website:

  • Demora menos tempo a carregar;
  • É mais organizado e mais fácil de ler;
  • É mais intuitivo e mais simples de consultar;
  • É visualmente mais atrativo;
  • Pode ser a opção mais económica se o processo de adaptação do seu website ao mobile for muito complexo.

Duas das principais razões apontadas pelos viajantes para o facto de não reservarem nos dispositivos móveis são a dificuldade de ver/navegar/ler e a lentidão da transferência dos dados das páginas.

Contudo, todos os hotéis precisam de visibilidade, portanto um website que lhes permita serem mais visíveis no Google pode ser mais vantajoso. É preciso ter ainda em conta o investimento possível para cada estabelecimento.

 

Tome as decisões certas

Os indivíduos querem ter acesso à informação em cada instante; não esperam por depois do jantar para planear uma viagem, vão pesquisando, procurando, comparando hotéis, atividades turísticas, meios de transporte, etc. ao longo do dia. Sonhar uma viagem, planear uns dias de férias pode ser agora feito enquanto se espera pelo autocarro ou na fila de trânsito para o trabalho.

 

Por outro lado, tendo em conta que muitos dos viajantes visitam os websites dos hotéis antes de os reservarem nos canais de reservas online, os hotéis podem fazer com que os viajantes reservem assim que acedem ao website, se garantirem mais vantagens do que as garantidas pelos canais de reservas online. Podem aproveitar, deste modo, alguma impulsividade dos clientes, entusiasmados com as viagens, e o facto de preferirem sempre processos simples, neste caso de reservas.

 

É importante acrescentar valor à oferta, ter ofertas promocionais e pacotes com experiências únicas, fomentar a interação e melhorar a experiência da visita, com vídeos e fotos, por exemplo.

 

A existência de um website adaptado ao mobile proporciona assim mais visitas ao mesmo e uma maior probabilidade de estas visitas se converterem em reservas diretas. Não ignore o potencial da era digital e não se afaste dos seus clientes, tenha um website atrativo e direcionado para os dispositivos móveis.

Faça aqui o download do nosso Ebook:
Importância de um bom website para hotéis

Fontes:

www.google.com

http://www.ubelly.com/2012/08/responsive-vs-mobile-optimised-pistols-at-dawn-or-amigos-for-life/

http://econsultancy.com/blog/63030-hotel-websites-prove-to-be-well-prepared-for-boom-in-mobile-search

http://www.unleashed-technologies.com/blog/2013/10/29/pros-and-cons-responsive-web-design-vs-mobile-site

carmen.gb via photopin cc

"SUBSCRIBE TO THE BLOG"
Receive an update straight to your inbox every time I publish a new article. Your email address will never be shared
About The Author

Joana Alves

Joana Alves exerce funções de copywriter no HotelBuzz. Licenciou-se em Publicidade e Marketing, vertente Publicidade e gosta de ter ideias como passatempo. Quer fazer da escrita criativa a sua vida, independentemente do formato, daí ir trabalhando no seu blogue: “O Meu Primeiro Nome”. Colaborou no gabinete de comunicação da Associação das Universidades de Língua Portuguesa, produzindo e gerindo conteúdos e fez parte do projecto “Game On” no programa Erasmus, onde colaborou no desenvolvimento de um jogo digital educacional.