Hotéis nas redes sociais – Dicas para o Pinterest

Com a chegada da internet, muitas actividades do dia-a-dia das pessoas foram modernizadas e substituídas pelas suas versões no meio digital.

Há dois anos atrás, o Pinterest veio para completar esta lista repleta de outros exemplos. A rede social funciona como um daqueles placares de cortiça antigos, cheios de fotografias e anotações. No Pinterest é possível organizar todo o tipo de conteúdo visual, categorizando-o por álbuns. Além de publicar os seus próprios pins (nome dado aos posts do Pinterest), os utilizadores também podem fazer re-pin de conteúdos de outros utilizadores ou empresas que lhes interesse.

 

O Pinterest é responsável por 41% do tráfego focado em e-commerce vindo de redes sociais

Embora a ideia possa não parecer inovadora, os números alcançados por esta rede social impressionam, principalmente os que estão interessados em utilizá-la para fazer negócios ou mesmo como ferramenta no marketing digital. Segundo a Gigya, empresa especialista em gestão digital de consumidores, o Pinterest é responsável por 41% do tráfego focado em e-commerce vindo de redes sociais, contra 37% do Facebook. Este dado pode revelar-se óbvio, visto que o Pinterest é focado em objectos, enquanto o Facebook é mais focado em pessoas. Além disso, os chamados social shoppers, vindos do Pinterest, apresentam também um ticket médio superior. Enquanto os consumidores do Facebook costumam gastar entre $60 a $80, os do Pinterest ficam na faixa dos $140 a $180.

Sabemos que uma boa gestão de redes sociais pode aumentar significativamente o lucro de um hotel, e, sem dúvida, o Pinterest é uma excelente ferramenta para agregar na estratégia de web marketing.

 

Assim, separámos 10 dicas para os hotéis terem sucesso nesta rede social:

 

Aposte em imagens que chamem a atenção

O Pinterest é uma rede social extremamente visual, portanto, para garantir que as pessoas vão aceder ao seu conteúdo, aposte em fotografias, infografias ou vídeos. No caso de querer partilhar um artigo ou texto mais extenso, procure o elemento mais visual do conteúdo para ser a imagem do seu pin. No ramo de hotelaria, é possível publicar fotos das instalações do hotel, piscinas, pratos servidos no restaurante ou até do destino turístico em si.

 

Evite uma linguagem vendedora

Lembre-se que as pessoas acedem ao Pinterest atrás de inspiração, isto não é uma plataforma de e-commerce. Forneça imagens, informação e todo o conteúdo que puder inspirar o seu público, e as vendas irão acompanhar o ritmo desse engagement.

 

Seja criativo!

É possível sempre inovar aproveitando as datas especiais para publicar conteúdos diversificados. Por exemplo, se tiver ofertas ou pacotes especiais para o Natal ou Fim do Ano no seu hotel, crie vídeos, fotografias ou artigos, de forma a que possa divulgar esse conteúdo no seu Pinterest. Use a imaginação para inovar no conteúdo, mas lembre-se sempre que seus posts devem ser relevantes para o seu público.

 

Aposte no SEO (Optimização do posicionamento nos motores de busca)

Os utilizadores podem efectuar pesquisas no Pinterest, e este é, muitas vezes, o meio pelo qual as pessoas chegam a pins e álbuns específicos. Desta forma, é extremamente importante apostar em keywords (palavras-chave) relevantes e populares para o conteúdo publicado na sua página.

 

Avalie os resultados da sua campanha

A grande vantagem do marketing digital é a facilidade de avaliar os seus resultados. Através de uma conta é possível aceder a um dashboard (painel) com informações sobre os conteúdos que mais foram visualizados e que mais geraram interacção no Pinterest. Sendo assim, torna-se mais fácil de traçar uma estratégia para as próximas publicações.

 

Use hashtags

As hashtags são uma forma simples de organizar e viralizar o conteúdo em muitas redes sociais, incluindo o Pinterest. Assim, não se esqueça de colocar hashtags pertinentes nos seus posts, tais como #hotel #tourism, por exemplo. Coloque-as também em inglês, sendo que assim aumenta muito as hipóteses do seu pin ser mais visualizado.

 

Inclua links para o seu website

Esta é a principal estratégia para gerar tráfego para seu website. Assim sendo, em todos os seus pins, lembre-se de colocar um link com seu endereço na internet. Não se esqueça também de editar a respectiva descrição, no caso de fazer um re-pin.

 

Divulgue o conteúdo do seu Pinterest via e-mail 

Segundo um estudo da Experian sobre marketing digital, os e-mails que contêm no campo de assunto a palavra “Pinterest” ou “Pin-it” têm uma taxa de abertura 11% maior, e uma taxa de cliques únicos 25% maior, quando comparado com os outros e-mails. Deste modo, em alguns casos, o Pinterest pode ser uma boa ferramenta para divulgar o seu conteúdo.

 

Aliás, divulgue o conteúdo do seu Pinterest em várias plataformas 

Outras ferramentas utilizadas para o marketing digital podem também divulgar o conteúdo publicado no seu Pinterest. Por exemplo, se o seu hotel tiver um blog, é possível inserir o seu pin nessa mesma plataforma, bastando para isso fazer um embed.

 

Aposte no engagement do seu público 

Os utilizadores vão interagir com conteúdos que lhes forem relevantes, por isso, coloque no seu blog ou website o botão “Pin it”, de forma a que estes consigam divulgar o seu conteúdo nos seus próprios álbuns e entre os seus amigos.

Faça aqui o download do nosso Ebook:
As melhores práticas para hotéis no Facebook

Fontes:

experian.com

bostinno.streetwise.co

readwrite.com

blog.hubspot.com

businessblog.pinterest.com

"SUBSCRIBE TO THE BLOG"
Receive an update straight to your inbox every time I publish a new article. Your email address will never be shared