Importância de bons websites para hotéis

A internet tem vindo a revolucionar o mundo nos últimos anos, oferecendo aos consumidores cada vez mais opções de escolha, em variadíssimas matérias, sem sequer terem de sair de casa e isso, claro, inclui fazer reservas de voos e hotéis.

Hoje em dia as pessoas têm a possibilidade de fazer uma escolha mais pessoal

Agora, as pessoas têm acesso às listas que os agentes de viagens possuíam, agora, têm a liberdade de explorar mais pormenorizadamente as opções, analisar preços, ler as opiniões, comentários e críticas de outras pessoas e portanto, fazer uma escolha mais pessoal. Tudo isto, principalmente, devido aos inúmeros canais de reservas online (sites de e-commerce para hotéis), como o Booking.com e o Expedia e sites de “conteúdos” de viagens e turismo como o TripAdvisor.

 

Então afinal, onde é que ficam os websites para hotéis no meio de tudo isto. Será que conseguem fazer a diferença na altura de os consumidores escolherem? Será que conseguem competir com os canais de reserva online?

A resposta é muito simples: os websites para hotéis, devem ser considerados como o canal de comunicação mais importante de cada hotel.

E se pensarmos bem, até é simples perceber o porquê. Todos os sites mencionados atrás, os tais canais de reserva online, como o Booking.com, não são exclusivos de um único hotel. Normalmente acolhem milhares de hotéis nas suas bases de dados e portanto, além da competição que cada hotel tem de travar com a concorrência, tem de perceber também, que a informação sobre cada um dos hotéis é de certo modo limitada, não havendo por vezes grande diferenciação (a não ser que paguem percentagens de comissões mais elevadas, ou que a sua reputação online seja excelente).

Já os websites para hotéis são únicos e exclusivos de um só hotel, tendo, dessa forma, a oportunidade de marcar a diferença, com informação detalhada acerca do próprio hotel e das áreas circundantes. Não nos podemos esquecer que a presença online de um hotel é um fator, essencial, de dinamização da notoriedade do mesmo.

 

De qualquer forma, existindo então tantos canais alternativos, como é que se pode garantir que o consumidor irá visitar websites para hotéis?

Quando um utilizador anda à procura de reservar um hotel, normalmente, visita dois, três canais alternativos, (incluindo o website oficial do próprio hotel) antes de proceder à reserva. O que significa que o hotel tem de assegurar que o site funciona como um cartão de visita, ou seja, deve ser atrativo (design do website atualizado), permitir uma navegação simples, conter informação constantemente actualizada, e transmitir confiança e de forma a conduzir o potencial consumidor à reserva.

É igualmente valorizado, ter fotos e vídeos que demonstrem como é o hotel, acompanhados por opiniões de pessoas que já passaram pela experiência de lá estarem, de modo a fazer com que o próprio utilizador viaje no tempo e tenha a sensação de estar a viver essa experiência positiva.

Além disso, o que muitos hotéis não percebem é que se venderem os seus quartos através de um sistema de reservas próprio, alojado no seu website, evitam estar sujeitos a comissões (cada vez mais altas), dos canais de reserva online.

Os websites para hotéis devem possuir uma navegação agradável e intuitiva, sendo, cada vez mais, indispensável possuir aplicações mobile para hotéis.

Parece também relevante salientar o quão essencial é, a existência de um blog associado ao website, pois é um método determinante para melhorar o referenciamento nos motores de busca (SEO).

Para acabar, é importante referenciar a obrigatoriedade de se marcar presença nas redes sociais, tais como o Facebook e o Twitter. Duas redes sociais que estão cada vez mais populares no que respeita à promoção de hotéis e que ajudam a desenvolver uma relação de maior proximidade com os seus clientes, através de posts publicados com regularidade e uma comunicação mais pessoal.

Ou seja, o marketing digital para hotéis, neste caso mais específico os websites para hotéis ajudam a melhorar as vendas e a notoriedade, tudo situações positivas que podem ajudar a maximizar a rentabilidade do seu hotel.

Faça aqui o download do nosso Ebook:
Importância de um bom website para hotéis

photo credit: Martin Gommel via photopin cc

"SUBSCRIBE TO THE BLOG"
Receive an update straight to your inbox every time I publish a new article. Your email address will never be shared