Marketing hoteleiro nas redes sociais – Instagram

Com mais de 150 milhões de utilizadores activos por mês e uma média de 55 milhões de fotos compartilhadas por dia, o Instagram é a rede social exclusiva para partilhas de fotografias e vídeos, usado maioritariamente através de dispositivos móveis.

Com números tão expressivos é evidente que a rede social pode ajudar empreendedores a facturarem mais, principalmente no marketing hoteleiro, que muitas vezes tem imagens atractivas para divulgar aos seus clientes.

A vantagem no Instagram, como em outras redes sociais, é a possibilidade de convidar os seus hóspedes e futuros clientes a interagirem, e até mesmo a divulgarem o seu hotel entre seus seguidores. Estratégia que o 1888 Hotel, em Sydney, Austrália, tem gerido muito bem. Uma das suas políticas relacionadas ao marketing digital é que qualquer utilizador do Instagram, com mais de 10,000 seguidores, tem direito a um dia de estadia gratuita. Medida que pode parecer simbólica, mas que fez com que um cliente, com 650,000 seguidores se hospedasse no hotel, tirasse uma única foto e conseguisse 35,000 likes. “É impressionante imaginar o alcance disso.” – comentou o CEO Paul Fishmann. Além disso, todos os meses o hotel lança um concurso fotográfico que também tem como prémio um dia de estadia gratuita, e disponibiliza dois grandes monitores no seu lobby com as fotos publicadas com a hashtag #1888Hotel.

O sucesso do seu hotel no Instagram depende muito da forma como será feita a gestão desta ferramenta de marketing online, e, para isso, separamos algumas dicas que podem ajudá-lo:

 

Escolha bem as imagens

Neste caso, literalmente, uma imagem vale mais do que mil palavras, portanto, escolha boas fotografias. Elas precisam de chamar a atenção, serem divertidas ou gerarem uma sensação ou impacto positivo. Mas convém manter algum cuidado para não abusar nos filtros e passar uma ideia do seu hotel diferente do que realmente é.

 

Organize-se

Antes de mais nada é preciso definir qual é a sua estratégia de marketing digital, e de que forma o Instagram irá ajudá-lo. O objectivo de um hotel pode variar, desde trazer tráfego para o seu website, interagir com os seus clientes ou até divulgar a sua marca. Publicar uma fotografia apenas de vez em quanto ou fotografias com temáticas repetidas não ajudarão, independente da meta estabelecida, e, assim sendo, é importante definir um cronograma de publicações.

 

Avalie o resultado

Como todo o investimento (de tempo e dinheiro) é necessário criar métricas para a sua avaliação, percebendo de que forma pode e deve ser feita a optimização, para se atingir o objectivo estabelecido. No caso do Instagram, poderá observar as publicações que mais geram comentários, likes (gostos), ou que trazem novos seguidores. Acompanhe quais os conteúdos que seu público prefere através de uma avaliação dos seus comentários. São positivos ou negativos?

 

Estimule a colaboração

Este é o ponto principal. Conforme falámos da estratégia do 1888 Hotel, o principal benefício que o Instagram pode trazer é a interacção directa com seu público. Encontre formas de conversar com os seus clientes. Poderá ser através do incentivo directo ao uso de uma hashtag específica ou através de concursos, oferecendo um pequeno-almoço grátis se publicar uma fotografia do hotel, por exemplo. O importante é manter o canal activo, assim como o seu público.

Faça aqui o download do nosso Ebook:
As melhores práticas para hotéis no Facebook

Fontes:

instagram.com

petapixel.com

exame.abril.com.br

"SUBSCRIBE TO THE BLOG"
Receive an update straight to your inbox every time I publish a new article. Your email address will never be shared