Marketing nas redes sociais: Twitter

TwitterHoje em dia a importância das redes sociais é inegável. Sabia que estas o podem ajudar a impulsionar e a expandir o seu hotel?

Com uma boa estratégia de marketing nas redes sociais, pode manter os seus clientes informados acerca das últimas novidades, ofertas, actualizar-se em relação às informações sobre hotelaria e até saber o que os seus concorrentes andam a preparar. Uma das redes sociais que tem vindo a ganhar cada vez mais importância no mundo dos negócios é o Twitter. Será que o sabe usar correctamente e conhece todas as suas potencialidades? Aqui ficam algumas sugestões.

 

Presença no Twitter

Porque é que quer ser visto no Twitter? Quer apenas partilhar informação (“tweets”) sobre o seu hotel? Ou quer ir mais fundo, tentando implementar a sua marca?

O número de empresas que utilizam o Twitter é cada vez maior e cada uma pode ter um objectivo diferente: há empresas que querem obter informações acerca dos seus concorrentes, e há também empresas que apenas se querem manter informadas relativamente ao mercado ou que só pretendem partilhar informação com os utilizadores, tornando-os em potenciais clientes.

O mais importante é que defina a sua posição para se afirmar no Twitter e, assim, chegar rapidamente a esses potenciais clientes. E, mais importante, que os seus clientes o encontrem!

 

Perfil cuidado

Um dos aspectos mais importantes para promover o seu hotel no mundo das redes sociais é o aspecto do perfil do seu hotel.

A experiência online é a primeira que o seu cliente tem, mesmo antes de chegar ao seu hotel. Consequentemente, é preciso cativá-lo desde o primeiro momento. Como consegui-lo? Através de um perfil que contenha informação actual, pertinente, útil e que consiga captar a atenção do cliente.

Um dos aspectos mais importantes são as imagens que disponibiliza. Muitas vezes, antes de o cliente ler as críticas ou as informações disponíveis, são as fotografias que chamam à atenção. Desta forma, escolha a fotografia de perfil que melhor se adequar ao perfil do hotel e que, ao mesmo tempo, convide o cliente a vir para o mesmo.

 

Delinear a estratégia

São várias as estratégias que pode adoptar – influenciar, promover, informar (ou informar-se), o que irá depender das metas que pretende alcançar com o Twitter.

Assim sendo, toda a comunicação que vai desenvolver deve centrar-se no objectivo de obter cada vez mais seguidores, que partilhem a informação que primeiramente partilhou. Quantos mais seguidores partilharem a sua informação, mais rapidamente expande a sua network e impulsiona o seu hotel.

 

Quantidade ≠ Qualidade

Lembre-se que quantidade não significa qualidade. Ou seja, não “tweet” demasiadas vezes, correndo o risco de se tornar incómodo ou de aborrecer os seus clientes / seguidores.

Partilhe conteúdo de qualidade e que acrescente valor ao seu negócio. Mantenha-se sempre informado sobre as tendências e, sempre que possível, seja o primeiro a dar a notícia de algo relevante para a sua indústria. Acima de tudo, mostre-se actual!

 

Palavras-chave e #hashtags

Uma das ferramentas que o vai ajudar a implementar a sua marca no mercado, através do Twitter, são as palavras-chave a que fica associado.

Antes de as escolher, informe-se quais são as palavras-chave mais populares e as que são mais receptivas no seu mercado. Não escolha palavras de difícil acesso ou que não sejam “top of mind”, pois arrisca-se a que essas palavras não sejam procuradas com tanta frequência e, assim, não conseguirá captar tantos clientes.

Outro aspecto a ter em atenção são os #hashtags – palavras-chave precedidas de #, que estão ligadas às conversas sobre as últimas tendências e modas e podem pô-lo em contacto com utilizadores (empresas ou clientes) com interesses em comum.

Por cada “tweet” não deverá conter hashtags em excesso (2 ou 3 no máximo) pois a leitura torna-se enfadonha. “Keep it simple”!

 

Espalhe a sua marca

É importante que consiga espalhar a sua marca através das redes sociais. No entanto, é também necessário considerar que os seus clientes não estão em todo o lado, a todo o momento.

Assim, sempre que enviar os seus e-mails, fizer campanhas de marketing online ou mesmo noutras páginas de redes sociais, espalhe o endereço do Twitter (e no Twitter refira as outras redes sociais onde se encontra).

 

Saiba o que dizem sobre si

Quando os seus clientes ou mesmo outros hotéis começarem a falar sobre si, é importante que saiba o que eles dizem.

Procure manter-se informado, pesquisando regularmente o nome do seu hotel ou as palavras-chaves/#hashtags a que está associado e veja que “tweets” e críticas positivas ou negativas fazem sobre si. Desta forma pode saber em que aspecto precisa de melhorar.

 

Ofertas aos seguidores

Chame à atenção dos seus clientes e tente captá-los através da oferta de elementos exclusivos de quem o “segue”. Mostre aos clientes que é vantajoso segui-lo. Por exemplo, quando um cliente o segue, ofereça-lhe um pequeno desconto, caso ele decida ficar no seu hotel.

Desta forma irá conseguir a fidelização do cliente e aumentará a confiança para que mais clientes o sigam.

Fontes:

forbes.com

sproutsocial.com

computerhope.com