5 Grandes Vantagens do Marketing Hoteleiro

Porquê apostar em Marketing Hoteleiro com tantos custos num hotel?

O foco do Marketing é nas pessoas, no produto, no preço e na promoção. Qualquer uma destas vertentes tem elevada importância no mundo hoteleiro, visto que o principal objectivo de um hoteleiro, seguindo os princípios do Yield Revenue Management, é vender o produto certo, ao cliente certo, na altura certa.

 

Permite “experimentar” o produto

O produto hoteleiro tem certas especificidades que outros produtos não têm. É um produto que não se pode armazenar nem experimentar antes de ser “consumido”. Por esta razão, dizemos que os hoteleiros vendem experiências e não unicamente produtos.

Através da promoção conseguimos fornecer uma amostra da experiência potencial que o cliente pode ter no hotel, aproximando assim o produto do cliente. Esta amostra é ainda mais importante nos dias de hoje, visto que através das ferramentas online, podemos fornecer não só imagens de melhor qualidade e variedade do nosso hotel, mas, também, experiências vivenciadas por hóspedes (sob a forma de comentários), fazendo uma promoção boca-a-boca mais eficiente.

 

Permite aumentar a reputação do hotel

É cada vez mais importante que os hoteleiros tenham um plano de acção e de comunicação online, visto ser cada vez maior o número de hóspedes que partilham as suas experiências na internet. E é aqui que o Marketing Digital pode ajudar, fornecendo conhecimentos e software capaz de juntar todas estas experiências em dados prontos a serem analisados, para adequar melhor a oferta ou até mesmo para descobrir potenciais problemas antecipadamente. Com uma boa gestão da reputação online, através do Marketing Digital, um hotel consegue atrair mais clientes e aparecer mais bem posicionado, e mais frequentemente, nos motores de pesquisa.

 

Permite alargar os potenciais clientes

Ao analisar as características apreciadas pelos hóspedes e as características pretendidas pelos turistas no geral, um hotel pode adequar o seu produto a diversos clientes. Assim, as ferramentas de análise de Marketing, como análises de mercado, de produto e de concorrência, permitem ao hotel alargar o seu número de clientes e de potenciais clientes, tornando o produto hoteleiro cada vez mais internacional, todavia mais específico para cada cliente.

 

Permite diferenciar da concorrência

O Marketing Hoteleiro oferece a oportunidade de analisar a concorrência e de encontrar as características mais apreciadas pelos clientes.

Ao fazermos uma análise de concorrência e uma análise de preferências do consumidor, conseguimos entender quem são os nossos concorrentes directos (que muitas vezes não são simplesmente hotéis da mesma categoria) e perceber o que podemos oferecer para nos diferenciar.

Ao apostarmos em serviços apreciados pelo cliente e que não estão a ser oferecidos na concorrência, conseguimos alargar o número de clientes que se irão interessar no nosso hotel futuramente.

 

Permite fortalecer a relação com o cliente

As ferramentas de CRM (Customer Relationship Management) permitem estabelecer uma melhor relação com o cliente e promover uma melhor gestão da mesma.

Qualquer cliente regular de um hotel valoriza o tratamento diferenciado em relação a um hóspede que fica no hotel pela primeira vez, e esse tratamento pode ser facilitado com as ferramentas certas do Marketing Hoteleiro.

Estas estratégias permitem também a criação de campanhas pensadas para satisfazer as necessidades dos clientes que já passaram pelo hotel, aumentando assim a receptividade das mesmas.

Faça aqui o download do nosso Ebook:
Marketing digital e E-commerce para hotéis

"SUBSCRIBE TO THE BLOG"
Receive an update straight to your inbox every time I publish a new article. Your email address will never be shared