Motor de reservas: 7 vantagens para o sucesso do seu hotel

Com o crescimento acentuado da Internet, crescem também todos os negócios que se aventuraram nela: como é o caso da hotelaria e todo o universo que a rodeia.

Tornou-se comum, no quotidiano, fazer-se o que quer que seja online, sejam compras de super mercado ou reservas de hotéis online. Daí ser fulcral referir a importância de ter um motor de reservas próprio, ou seja, uma ferramenta que permita ao comum cidadão fazer uma reserva de hotel na página oficial do mesmo, em vez de recorrer a terceiros.

Imagine que quer reservar um hotel para uma qualquer viagem. Outrora, o processo era moroso e envolvia demasiadas chamadas telefónicas ou trocas de e-mails, muitas vezes não contactando directamente com o hotel escolhido mas com empresas intermediárias, onde as respostas eram tardias e onde, por vezes, ocorriam erros devido a má percepção de mensagens ou falta de vagas dos quartos escolhidos, por exemplo.

É desta forma que um motor de reservas pode revolucionar o seu hotel, garantindo uma maior proximidade com o cliente e facilitar todo este processo, tornando-o mais eficaz.

 

Aqui ficam 7 vantagens que o vão convencer a ter um motor de reservas só para o seu hotel:

 

Cortes nas despesas

Esta é, talvez, a mais importante das vantagens de possuir um motor de reservas próprio, em vez de contar com uma terceira parte para fazer as reservas. Com um motor de reservas no seu site, é o hotel que tem o lucro total da reserva, sem ter que pagar comissões a entidades exteriores, existindo, assim, um controlo financeiro dos custos e dos lucros do próprio hotel.

 

Evita erros humanos

O motor de reservas diminui os erros humanos que poderiam ter surgido outrora, aquando da troca de emails entre hotel e cliente para informações sobre reservas ou marcação das mesmas. Sendo que o motor de reservas é uma ferramenta web programada para permitir ao cliente seguir determinados passos para conseguir reservar o que quer à sua vontade. O cliente pode mesmo fazer alterações que considere necessárias durante ou depois da sua reserva, sem ter que contactar com o hotel por email ou telefone.

 

É imediato e cómodo

Cada vez mais as pessoas preferem fazer tudo a partir do conforto da sua casa ou enquanto estão a caminho do emprego, através dos seus gadgets que fazem desta uma sociedade cada vez mais click-based e, por isso, um motor de reservas é bastante apetecível. Além disso, é imediato pois ao fazer-se a reserva, pode saber-se no momento se a mesma foi confirmada ou se o hotel não tem a disponibilidade desejada pelo cliente. Evita também a espera de confirmações telefónicas ou por e-mail, que por vezes podem demorar horas devido às diferenças horárias ou à falta de disponibilidade de quem as confirma.

 

Contacto directo

Ao ter-se o próprio motor de reservas consegue-se um maior feedback e uma percepção das reservas e escolhas que os clientes fazem, uma vez que o contacto, quer sejam reservas, pedidos ou reclamações, são feitos directamente com o hotel e, por isso, existe uma maior margem para crescimento e entendimento entre as duas partes, criando dinamismo e fidelização.

 

Campanhas Promocionais

Com um motor de reservas próprio é mais simples implementar campanhas promocionais, como sendo preços especiais para certas ocasiões ou determinadas parcerias, sem ter que se recorrer a um site ou meio externo para anunciar essas mesmas promoções, aparecendo estas na hora de acordo com os dias, tempo de estadia e quartos reservas pelo cliente.

 

Upselling e Cross-Selling

Ao ter-se um motor de reservas, facilita-se a introdução de add-ons que permitem estratégias de upselling e cross-selling, isto é, enquanto o cliente está a fazer a reserva, estão a aparecer outras opções que este não tinha considerado mas que poderão ser mais proveitosas para o hotel enquadrando-se, ao mesmo tempo, com as exigências do cliente, ou serviços e produtos complementares com as escolhas do viajante.

 

Reservar a partir do Facebook e Mobile

Hoje em dia podem já efectuar-se reservas a partir da rede social Facebook, na página do hotel escolhido, sendo este um passo que promete revelar bons resultados uma vez que o Facebook tem sido uma rede social com grande crescimento em termos de adesão e utilização, sendo, inclusive, utilizada como motor de busca para informações sobre marcas e empresas.

 

A TravelClick revelou, em Fevereiro deste ano, um estudo que afirmava que “cerca de metade (48%) dos 400 hotéis inquiridos têm um motor de reservas na sua página de Facebook ou noutra rede social.

Dos 52% dos hotéis que negavam ter um motor de reservas online nas suas páginas em redes sociais, 22,5% afirmavam que planeavam a integração de um motor de reservas ainda em 2013.”

Assim, torna-se fulcral referir a questão de ter um motor de reservas do próprio hotel, até porque como menciona o Hotelogix “um estudo recente confirma que apenas 39% das viagens reservadas online são feitas através de OTAs (agências de viagens online). As restantes 61% de reservas de hotéis são feitas diretamente nos sites dos próprios hotéis. Torna-se, portanto, evidente que os clientes da nova era hoteleira são inteligentes e acreditam na hipótese de fazer reservas directamente na página do hotel, sem a intervenção de uma terceira parte.

Faça aqui o download do nosso Ebook:
Marketing digital e E-commerce para hotéis

Fontes:

ehow.com
hotelmanagementsoftware.wordpress.com
onehotelsolutions.com
hotelogix.com
travelclick.com

"SUBSCRIBE TO THE BLOG"
Receive an update straight to your inbox every time I publish a new article. Your email address will never be shared