TripAdvisor – Dicas para Hotéis

O TripAdvisor opera em 34 países do mundo e conta com mais de 125 milhões de opiniões e avaliações sobre mais de 3,1 milhões de pontos turísticos, restaurantes e hotéis.

São estes dados que lhe conferem o estatuto de maior site de viagens do mundo, permitindo aos viajantes planear as suas viagens tendo em conta as opiniões de outros viajantes, para além de conter também links de ferramentas para efectuar reservas.

 

O poder do “boca-a-boca”

O “boca-a-boca” é cada vez mais importante nos tempos que correm. As pessoas acabam por confiar mais nas opiniões umas das outras do que, propriamente, nas promessas das marcas.

Este fenómeno verifica-se, por exemplo, quando alguém se encontra perante uma compra que exige alguma ponderação. Falamos, a título de exemplo, da compra de um computador novo. O comprador, antes de ir à loja, procura comentários de outras pessoas sobre esses mesmos computadores na internet, de forma a pesar tanto os pontos positivos como os negativos do produto, e, assim, efectuar a melhor escolha possível.

Esta partilha de experiências permite uma “pré-avaliação” do produto em causa, sem sequer o ter experimentado, permitindo uma decisão mais consciente e personalizada.

 

Partilha online de experiências

Com o aparecimento do mundo digital, este “boca-a-boca” espalha-se nas redes sociais, nos sites de empresas e nos fóruns, cujos comentários do público em geral são permitidos.

O TripAdvisor é, então, um óptimo exemplo disso. Os restaurantes, hotéis e pontos turísticos são avaliados e classificados através das experiências que oferecem aos seus clientes, pelos próprios clientes.

 

Dicas para obter uma boa classificação no TripAdvisor

Antes de mais, é imperativo e imprescindível oferecer uma experiência inesquecível aos seus clientes. Promover valor e excelência ao seu negócio.

 

Motive os seus colaboradores

Explique-lhes exactamente a importância de serem exímios no atendimento e de fazerem com que o cliente se sinta “em casa”. É verdade que fazer um comentário no TripAdvisor é gratuito, mas exige tempo… nem que sejam apenas 2 minutos. Há que estimular o cliente a fazê-lo!

 

Proporcione a melhor experiência ao seu cliente, e isso motivá-lo-á a partilhar a sua emoção com toda a gente

É certo que corre o risco de essa partilha não passar do “boca-a-boca” entre amigos, por isso, coloque estrategicamente alguns autocolantes do TripAdvisor no seu estabelecimento. Será uma “dica” discreta que servirá apenas para o cliente mais desatento ir ao site espreitar a sua posição e partilhar a sua experiência.

 

Num site como este, em que todos os comentários são permitidos, quer sejam positivos ou negativos, o risco de denegrirem a imagem do seu hotel existe

Assim, quando surgem comentários menos positivos, responda cordialmente ao cibernauta. Explique o porquê de tal situação ter acontecido (caso haja algum motivo particular) e disponibilize-se para o avisar assim que a situação esteja resolvida, convidando o cliente a voltar ao hotel.

 

Partilhe sempre com os seus colaboradores as críticas mais positivas, para os motivar

E as mais negativas, para os ajudar a melhorar. O segredo está em proporcionar uma experiência inesquecível a cada cliente, em cada encontro. Faça-o sentir-se único e especial. Vai ver que a “recompensa” chegará, por consequência, sob a forma de uma óptima avaliação dos seus clientes, no TripAdvisor.

Faça aqui o download do nosso Ebook:
5 passos para melhorar as suas vendas online

Fontes:

tripadvisor.com

hotelbuzz.pt